paola-brescianini-diet-light-zero-cover-02

Diet, light ou zero. Você realmente sabe a diferença?

Olá! Obrigada pela sua presença no segundo post de Dicas da Nutri. No último, eu dei dicas de como iniciar uma alimentação saudável. Hoje irei falar sobre a diferença entre os produtos diet, light ou zero, que provavelmente você já tenha se questionado e ainda tem dúvidas. Vamos lá?

DIET

Diet é um termo utilizado como sinônimo de retirada de algum tipo de nutriente de um alimento (açúcar, sódio, ou gordura, por exemplo) sem implicar na redução das calorias do mesmo.

Esses produtos são considerados para fins especiais, como para diabéticos (produtos diets sem açúcar). Porém, não basta que a inscrição “diet” venha impressa na embalagem. É preciso especificar no rótulo qual substância foi retirada ou substituída na fórmula!

Para você compreender melhor vamos falar sobre o chocolate diet! O chocolate diet normalmente tem a retirada do açúcar, o que fará com a consistência do alimento se altere e, assim, seja necessário o acréscimo de gordura para manter a textura habitual, tornando-o tão calórico quanto o chocolate convencional. Desta maneira, a retirada de um nutriente pode reduzir as calorias, mas é preciso verificar se a redução é suficiente para justificar a substituição do alimento convencional pelo diet.

LIGHT

Light é qualquer alimento que apresente redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias, comparado com o alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias, é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente.

A redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light), não interfere na quantidade de calorias do alimento. No alimento light, também devemos estar atentos à possibilidade de terem sido acrescidas outras substâncias (para minimizar alterações na consistência, na cor ou outras que possam ocorrer).

ZERO

Já os alimentos zero são os que contêm uma quantidade não significativa de algum item em relação ao tradicional. O refrigerante zero tem zero caloria, mas a quantidade de sódio é maior! Por isso, é tão importante entender o conceito desses termos e saber ler os rótulos dos alimentos.

Aos poucos vou ensinar a maneira correta de analisar os rótulos. Portanto, devemos ficar atentos! O alimento ser diet, light ou zero não significa que ele é saudável.

Espero que você tenha gostado e compreendido todos os termos. Qualquer dúvida comente abaixo, assim poderei te ajudar.

Beijos da Nutri e até a próxima!

Jacqueline Hayar

Nutricionista apaixonada pela profissão e por atividade física. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós graduação em Nutrição esportiva pela FAPES. Amo ensinar os pacientes como inserir em suas vidas hábitos saudáveis e transformar a maneira de lidar com a alimentação. CRN-3 N° 43936 / jacquelinehayar@hotmail.com / Insta: jachayar_nutricionista

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *