paola-brescianini-brigadeiro-final

Brigadeiro fit: prático, delicioso e saudável

Viver sem doce parecia ser missão impossível, até eu descobrir que é possível adaptar todas as receitas e deixá-las mais saudáveis. Há um tempo, eu era viciada em brigadeiro – comia praticamente todos os dias -, porém, com a mudança de hábitos, hoje em dia, já me adaptei a comer chocolate amargo e o brigadeiro comum tornou-se enjoativo no meu paladar.

Nos últimos dias, testei uma receita de brigadeiro fit e, simplesmente, amei! Como disse acima, eu gosto bastante de chocolate mais forte e, por isso, usei mais cacau na minha receita. Porém, para quem prefere mais doce, basta acrescentar mais mel ou adoçante ou açúcar de coco ou açúcar demerara na mistura. Quer saber como fazer esse brigadeiro do bem e comer sem culpa? Confira abaixo!

Você vai precisar de: 4 colheres de sopa de biomassa de banana verde, 3 colheres de sopa de 100% cacau em pó, 3 colheres de sopa de leite desnatado em pó, 2 colheres de sopa de farinha de coco e 4 colheres de sopa de adoçante culinário ou mel ou açúcar de coco ou açúcar demerara e 1 colher de sopa de óleo de coco.

paola-brescianini-brigadeiro-ingredientes

Modo de preparo: em primeiro lugar, coloque o óleo de coco em uma panela, aos poucos, adicione todos os ingredientes e misture. Dica: para você conseguir misturá-los melhor, acrescente um pouco de água. Ah, e lembre-se de deixar o fogo baixo! Mexa até formar uma massa homogênea e desgrudar tudo da panela. O cheiro fica muito parecido com o do brigadeiro tradicional, é surpreendente. E, pronto! Ele estará no ponto para degustar!

paola-brescianini-brigadeiro-mistura-04

paola-brescianini-brigadeiro-mistura-01

Caso queira enrolá-los, basta passar um pouco de óleo de coco nas mãos e fazer movimentos circulares até virar uma bolinha! Muito fácil, não é?

paola-brescianini-brigadeiro-enrolando

Por fim, você pode cobri-los com cacau em pó, coco ralado, lascas de amêndoas ou como preferir!

paola-brescianini-brigadeiro-final-02

Atenção!

Não se esqueça: se você gosta de chocolate mais doce, acrescente mais adoçante ou mel ou açúcar de coco ou açúcar demerara, e diminua o cacau. Porém, se você – assim como eu – prefere chocolate mais amargo, faça ao contrário!

Espero que vocês gostem, eu adorei! Vale ressaltar que acostumar-se com essas versões saudáveis leva tempo. No começo, o seu paladar pode estranhar, mas acredite: depois você vicia e não vai querer ficar sem!

Bom apetite! ❤

Paola Brescianini

Sou formada em Mídias Sociais Digitais e apaixonada por descobrir coisas novas. Há alguns anos, me tornei adepta à vida saudável, e aprendi incríveis informações sobre esse universo. Criei este espaço para compartilhar com você todo o meu conhecimento! ❤

  • Ivete Sacramento de Almeida Silva

    Paola, venho tentando fazer delícias saudáveis para a minha família e acabei de ver a sua receita desse brigadeiro Fit. Tenho uma dúvida no tocante a banana. Deve ser verde mesmo ou quase amadurecendo? Fiz com os dois tipos e percebi que a biomassa de banana verde, literalmente verde, não tem gosto de nada, como é de se esperar. A outra, quase madura, a gente pode sentir de longe o gosto de banana. Mas comi um brigadeiro de biomassa de banana em uma loja de produtos naturais e senti com destaque o gosto de banana. Estava uma delícia. Aí lhe pergunto: pode a biomassa ser de banana madura? O ideal é banana da terra? Qual o tempo de cozimento em panela normal?

    • Paola Brescianini

      Oi, Ivete. Tudo bom? Que legal sua iniciativa de ter uma alimentação mais saudável junto a família, fico feliz. Então, a biomassa de banana verde tem que ser sim verde, literalmente falando, como você disse haha. A função dela nesse brigadeiro fit é criar a sustância da massa, pois o sabor mesmo tem que vir do cacau e do mel ou o açúcar saudável escolhido (já que essa banana não tem gosto).Dessa forma, lembra mais o gostinho de brigadeiro. Agora, se você gosta de sentir o gosto da banana, não tem problema em usá-la mais madura, tem que ser de acordo com o seu paladar. Para fazer a biomassa de banana verde, eu descasco ela e deixo cozinhando em panela normal cerca de 30 minutos, depois bato no liquidificador e deixo esfriar. Ou você pode comprá-la pronta, mas, financeiramente falando, sai mais em conta fazer em casa. Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, estou por aqui. Beijos!

  • Ivete Sacramento de Almeida Silva

    Obrigada, Paola, pela sua atenção e a resposta satisfatória. Tenha um excelente domingo. Vou sempre visitar sua página. Bjs

    • Paola Brescianini

      Magina, Ivete. Fico feliz em ter ajudado. Espero por você aqui. Grande beijo!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *