paola-brescianini-acai

Afinal, pode ou não açaí na dieta?

Olá! É com muito prazer que estou aqui para o quinto post de Dicas da Nutri. Mais uma vez agradeço muito a sua presença e atenção. Hoje o tema será: “Açaí – Mitos e verdades”. Vamos lá?

Sou um pouco suspeita para falar sobre o açaí, pois sou completamente apaixonada pelo sabor e por todos benefícios que possui.

O açaí é um fruto da região amazônica com alto valor nutricional e energético. Se destaca por conter alto teor de lipídeos como ômegas 6 e 9, além de carboidratos, fibras, vitamina E, proteínas, minerais e grande quantidade de antioxidantes.

Os componentes do açaí parecem ter efeitos benéficos como anti-inflamatório, no perfil imunológico, na dislipidemia, no diabetes tipo 2, na síndrome metabólica, no câncer e no envelhecimento.

Muito consumido no verão, o fruto é uma ótima opção para aqueles que praticam atividades físicas e para aqueles que querem incluir alimentos saudáveis em sua rotina. Mas, vale ressaltar que por possuir um alto valor calórico existem dicas e recomendações que podem auxiliar quanto quantidade, qualidade e momentos adequados para que o consumo ande de acordo com seu objetivo.

O ideal é ter certeza que você está consumindo a polpa de açaí natural. Muitas empresas acrescentam xarope de glicose, glicose de milho, açúcar e maltodextrina para que fique mais doce e, isso, torna ele ainda mais calórico. Portanto, quando for ao mercado olhe sempre a lista de ingredientes e se certifique que só contenha açaí e água. Além da granola, paçoca, frutas, entre outros que as pessoas costumam adicionar. Ou seja, o açaí é uma ótima opção, mas para se tornar uma bomba calórica é super simples.

Açaí para emagrecer X Açaí para ganhar peso 

Pessoas com objetivo de emagrecer, mas que desejam usufruir dos benefícios do açaí sem abusar das calorias, sugiro o consumo de até 100 gramas e de preferência no período da manhã antes de uma atividade física.

Já para pessoas que buscam o ganho de peso de forma saudável o açaí é uma excelente opção e estratégia. Que tal uma vitamina super nutritiva com polpa de açaí, quinoa, aveia e mel?

Portanto, fica aquela dica que sempre gosto de reforçar: com as orientações corretas, em equilíbrio todos os alimentos podem entrar na nossa rotina.

Ah, e uma dica muito importante: fique atento a procedência do fruto, devido a contaminação por doença de chagas, caso não haja cuidados higiênicos sanitários na hora da colheita.

Beijos da Nutri e até a próxima!

Foto de capa: Diogoppr

Jacqueline Hayar

Nutricionista apaixonada pela profissão e por atividade física. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós graduação em Nutrição esportiva pela FAPES. Amo ensinar os pacientes como inserir em suas vidas hábitos saudáveis e transformar a maneira de lidar com a alimentação. CRN-3 N° 43936 / jacquelinehayar@hotmail.com / Insta: jachayar_nutricionista

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *