6 alimentos típicos do Natal e saudáveis

Ahh… o Natal! Com certeza uma das épocas mais encantadoras do ano e, claro, o momento em que mais enfiamos o pé na jaca. Afinal, geralmente, a família toda se une e isso é motivo para uma bela ceia com direito a tudo, desde pernil até panetone.

Nessa data, muitos de nós já pensamos na quantidade de besteiras que vamos ingerir, não é mesmo? No entanto, diversos alimentos natalinos são saudáveis e deliciosos. Portanto, podemos aproveitar mais essas opções e comer com moderação os pratos mais “fats“. Descubra abaixo quais são!

1- Cereja

paola-brescianini-natal-cereja

Essa fruta é típica do Natal e, nessa época, estão deliciosas! Sabe o melhor? As cerejas são fonte de vitaminas e minerais, como vitamina A, B1, B2, C, cálcio, ferro, lipídeos, flavonoides, etc. Além do mais, possuem poucas calorias. Portanto, está totalmente liberado desfrutar dessa fruta.

2- Oleaginosas

paola-brescianini-natal-mix-castanhas

As oleaginosas como as nozes, castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, oferecem diveeeersos benefícios para a saúde, pois são fonte de gorduras boas. Nutricionistas recomendam consumi-las diariamente. Contudo, é preciso de controle, já que são calóricas. Uma pequena porção por dia já é o suficiente. Além disso, opte pela versão in natura, ou seja, as naturais que não possuem sal. 

3- Peru

paola-brescianini-natal-peru

O peru é uma das melhores opções de carne magra, pois possui um teor de gordura baixíssimo e contém muita proteína; excelente para o ganho de massa muscular. Além disso, ele é rico em nutrientes, como niacina, vitamina B6 e selênio, que ajudam na produção de energia. Perfeito, não é mesmo?

4- Lentilha

paola-brescianini-natal-lentilha

Esse grão é extremamente saudável, pois é rico em vitaminas e minerais. Além do mais, são pouco calóricos! Vale ressaltar também que a lentilha é uma ótima fonte de ferro, proteína e fibras e, por isso, oferece tantos benefícios, como melhora na função digestiva e cardiovascular, previne a anemia e o colesterol, etc.

5- Salpicão (versão light) 

paola-brescianini-natal-salpicao

O salpicão é um prato fresco, delicioso, saudável e muito utilizado nas festas de final de ano. No entanto, algumas pessoas preparam essa receita com muita maionese e batata-palha. Uma boa opção é substituir a maionese tradicional pela versão light ou, até mesmo, requeijão light ou ricota ou cream chesse light e deixar a batata de fora! Os outros ingredientes desse prato podem ser desfrutados tranquilamente, como cenoura, frango, palmito, ervilha, uva passa, maçã, etc.

6- Frutas Secas

paola-brescianini-natal-frutas-secas

Muitas pessoas reclamam pela famosa uva passa nos pratos do Natal, no entanto, eu amo e, por saber dos seus benefícios, gosto mais ainda.  As frutas secas são ricas em ferro, fibras, magnésio, minerais, potássio, cálcio, vitaminas, etc. Contudo, devem ser consumidas com moderação, pois apresentam grande quantidade de calorias e carboidratos.

Dica: faça um mix com três ameixas, dois damascos, duas tâmaras, cinco uvas passas ou cranberry ou goji berry – que oferecem milhares de benefícios.

Viu como é possível usufruir dos alimentos saudáveis até mesmo no Natal? Sem desculpas para aproveitar dos benefícios que a comida pode nos proporcionar! <3

 

 

 

Paola Brescianini

Sou formada em Mídias Sociais Digitais, atualmente faço Pós Graduação em Marketing Digital na cidade do Porto, Portugal. Sou apaixonada por esse universo online e atualmente me considero uma nômade digital, pois trabalho de qualquer lugar do mundo. Criei este espaço para compartilhar com você tudo que tenho aprendido nessa minha jornada! Vamos lá? ❤

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *