paola-brescianini-natal-2

O que você precisa saber sobre alimentação nas festas de fim de ano

Olá! É com muito prazer que estou aqui para mais um post de Dicas da Nutri. Mais uma vez agradeço muito a sua presença e atenção. Hoje o tema será sobre: “Alimentação nas festas de fim de ano”.

Final de ano chegando e com ele várias festas programadas, geralmente, acompanhadas de muitas “gordices” e bebidas alcoólicas. Festa da empresa, confraternizações, petiscos entre amigos, Natal, ano novo e, até mesmo, as tão desejadas férias. Normalmente, nesta época, estamos mais relaxados e saímos bastante da rotina. Por conta de tudo isso, muita gente me pergunta : “Nutri, o que fazer com a dieta nesse período?”

Primeiro gostaria de dizer que não é o que você faz entre o Natal e o ano novo que irá impactar na sua dieta e nos teus objetivos. Normalmente, o problema se encontra em como você se alimentou o ANO TODO! Ou seja, como tantas vezes já expliquei aqui o importante é ter EQUILÍBRIO. Para quem entendeu realmente o significado de alimentação saudável e conseguiu incluir isso nos hábitos, sabe muito bem que não tem nada de errado em se permitir em um momento tão único comer algo que gosta. Até porque essas pessoas depois vão continuar se alimentando bem e voltarão para suas rotinas. O problema é quem se descontrola demais e utiliza dessas festas para comer tudo que tem vontade.

Para que a alimentação nessa época não prejudique tanto seu esforço e dedicação do ano inteiro, tente praticar alguma atividade física, invista em temperos naturais, se possível, faça uma receita diferente e saudável nesse Natal, opte pelos alimentos super nutritivos que temos o costume de consumir no natal (castanhas e frutas) e abuse da salada antes do prato principal. Isso irá te ajudar a ficar saciado(a) e comer menos. E não se esqueça de manter atenção plena enquanto estiver comendo. Parece uma dica simples demais, mas mastigar devagar e se deliciar de cada sabor do alimento faz toda diferença para não exagerar.

Minha dica principal é: se permita ser feliz e desfrutar da companhia daqueles que ama nessa época tão especial e faça do alimento apenas um adicional para garantir mais prazer!

Gostaria de aproveitar e desejar boas festas para todos. Muita saúde e energias boas sempre!

Jacqueline Hayar

Nutricionista apaixonada pela profissão e por atividade física. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós graduação em Nutrição esportiva pela FAPES. Amo ensinar os pacientes como inserir em suas vidas hábitos saudáveis e transformar a maneira de lidar com a alimentação. CRN-3 N° 43936 / jacquelinehayar@hotmail.com / Insta: jachayar_nutricionista

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *