paola-brescianini-habitos-para-emagrecer

10 hábitos para emagrecer e nunca mais engordar

Antes de mais nada, preciso ressaltar um detalhe que faz toda a diferença na vida de quem deseja emagrecer e nunca mais engordar: não faça dieta! Não, você não leu errado.

A palavra dieta soa como algo temporário, ou seja, por um período você irá se alimentar bem, mas depois jogará tudo para o alto. Portanto, o que devemos fazer é mudar os hábitos e iniciar um estilo de vida saudável. 

Eu sou a prova disso! Apenas emagreci o quanto queria e mantive o meu peso depois de mudar toda a minha rotina considerada “errada”. Lembre-se: quebrar alguns hábitos é necessário para uma vida melhor.

O primeiro passo é querer, e o segundo é apenas começar, depois disso tudo fica mais fácil. Pequenos detalhes fazem toda a diferença para se manter saudável e não ganhar os indesejáveis quilinhos extras.

giphy (1)

Confira alguns hábitos – simples – para você emagrecer e nunca mais engordar:

1- Beber muita água

Beber cerca de 2 litros de água por dia é essencial para se manter hidratado e, claro, saudável. Além do mais, ajuda a emagrecer, pois beber água antes ou entre as refeições aumenta a sensação de saciedade.

Ela também auxilia no sistema digestório e elimina o inchaço! Portanto, tenha sempre uma garrafinha de água com você!

2- Não passar fome 

Algumas pessoas acreditam que ao não comer vão emagrecer, mas é justamente ao contrário que acontece. O metabolismo desacelera, e quando você volta a comer, acaba ganhando muito mais peso. Portanto, faça pelo menos 4 refeições ao dia!

3- Nunca pular o café da manhã

Muitos têm o costume de ignorar a refeição mais importante do dia, o que resulta em muitos fatores negativos, por exemplo: comer exageradamente nas outras refeições.

Está comprovado que tomar um café da manhã nutritivo oferece mais pique, concentração e, ainda, ajuda a controlar a fome ao longo do dia. Que tal começar o dia com uma panqueca fit deliciosa?

4- Eliminar o refrigerante da rotina 

Com certeza o refrigerante é um dos piores produtos industrializado que exite. Em apenas uma latinha, contém cerca de 7 saquinhos de açúcar (o maior vilão da saúde). Agora, já imaginou como está o organismo das pessoas que consomem refrigerante como se fosse água? Aos poucos, é possível eliminá-lo da vida e substituir por opções saborosas e saudáveis,  confira aqui. 

Eu já não bebo há um ano e juro que não sinto a mínima falta, e me sinto super bem!

5- Mastigar bem na hora de comer

Com a correria do dia a dia e a ansiedade, é muito comum as pessoas terem o hábito de comer correndo. No entanto, isso é péssimo, afinal, a tendência é comer mais e, assim, engordar.

Portanto, mastigue bem, aprecie a comida e sinta o verdadeiro sabor. Posso afirmar: faz toda a diferença! A melhor parte é a sensação de saciedade, dessa maneira, você comerá na medida certa.

6- Praticar alguma atividade física com frequência

Eu sei, praticar atividades físicas parece ser um pesadelo na vida de muitos. A falta de tempo, preguiça e cansaço, por exemplo, são uns dos maiores empecilhos quando o assunto é movimentar o corpo. Porém, felizmente ou infelizmente, é necessário. Afinal, faz bem à saúde e, claro, ajuda a manter a boa forma.

Se você não gosta de ir à academia, tente praticar alguma atividade que você goste, como: dança, luta, esportes, etc. O importante mesmo é se exercitar por pelo menos 30 minutos ao dia. E, cá entre nós, mesmo com vários compromissos ao longo do dia, é possível tirar alguns minutinhos para esse cuidado pessoal.

7- Usar e abusar dos alimentos verdes

Não precisa ter restrição de quantidade quando o assunto é comer folhas, já que elas são extremamente leves e têm uma boa quantidade de vitaminas e fibras.

Dica: coma um prato só com folhas verdes antes do almoço ou da janta, dessa maneira, você ocupará seu estômago e acabará comendo menos os alimentos que engordam mais. Contudo, não abuse nos temperos, opte por mostarda, vinagre, um fio de azeite e um pouquinho de sal rosa.

8- Reduzir a quantidade de junk food 

Cada um de nós é apaixonado por algum alimento considerado vilão da saúde, mas agradabilíssimo ao paladar. Você não precisa eliminar totalmente da sua vida, afinal, pequenos prazeres são essenciais. O que realmente faz mal é consumi-los com frequência.

Portanto, tenha apenas uma ou duas refeições livres por semana, dessa maneira, você conseguirá manter o seu peso e ainda matar a vontade de comer algo diferente da sua rotina. Na maioria das refeições opte mais por legumes, verduras, frutas, proteínas, etc. 

9- Reduzir as porções

A quantidade dos alimentos é o que prejudica muitos quando o assunto é emagrecer e manter o peso. Afinal, comer exageradamente, independente de ser saudável ou não, vai engordar. Pode ser por ansiedade ou apenas gula, mas não tem jeito, é preciso se controlar.

Por exemplo: você pode sim comer arroz e feijão, desde que não seja um prato inteiro disso, coloque bastante salada, legumes, alguma boa proteína e pequenas porções dessa famosa combinação brasileira.

Dica: beba bastante água antes da refeições, isso vai te ajudar a não comer muito. 

10- Substituir os alimentos comuns pelas versões integrais

Os alimentos integrais contêm muitas fibras, e isso ajudam na saciedade e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, possuem índice glicêmico baixo, ou seja, o oposto das versões tradicionais.

Portanto, opte pelo macarrão integral, arroz integral, farinha integral, etc. Mas, atenção: se você comprar algum produto industrializado, sempre leia nos ingredientes se ele realmente é 100% integral, afinal, muitas marcas enganam!

Enfim, aos poucos, você acostuma e não sentirá mais falta dos outros alimentos “brancos” ou refinados.  Digo e repito: tudo nessa vida é hábito, e ele é adquirido apenas com o tempo. Que tal começar hoje? <3

giphy

 

Paola Brescianini

Sou formada em Mídias Sociais Digitais e apaixonada por descobrir coisas novas. Há alguns anos, me tornei adepta à vida saudável, e aprendi incríveis informações sobre esse universo. Criei este espaço para compartilhar com você todo o meu conhecimento! ❤

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *