10 alimentos que ajudam a curar a ressaca

O feriado chegou ao fim e, para muitos, deixou um presente: a ressaca. No entanto, ela é uma grande vilã para voltar à rotina. Afinal, dor de cabeça, náuseas, tontura e dor de estômago são alguns dos seus sintomas. A boa notícia é que podemos amenizar esses males com a ajuda dos alimentos certos. Quer saber quais? Confira abaixo!

1- Ovos

paola-brescianini-ovo

Esse alimento é altamente nutritivo e, por isso, auxilia em diversos fatores para o organismo. O ovo contém excelentes aminoácidos, como a cisteína (auxilia no metabolismo do álcool e, assim, também diminui os sintomas de mal-estar) e a taurina (aumenta a função do fígado).

Dica: consumir ovos é bom tanto para amenizar a ressaca, quanto para evitá-la. Dessa maneira, antes de sair para beber, opte por um omelete ou ovos cozidos.

2- Gengibre

paola-brescianini-gengibre

Para quem sofre com enjoo e náuseas na ressaca, o ideal é apostar no gengibre! Afinal, ele ameniza esses sintomas. Além disso, acelera o sistema digestório e, assim, contribui para a digestão do álcool e dos alimentos que podem causar algum desconforto.

3- Banana

paola-brescianini-banana

A banana é uma fruta rica em potássio, o que ajuda a manter o funcionamento adequado do organismo. Vale lembrar que quando bebemos, os níveis de potássio diminuem, dessa forma, temos náuseas, cansaço e diarreia. Por isso, ao consumirmos banana, combatemos esses sintomas!

Além disso, ela é rica em fibra solúvel e vitamina B6, o que ajuda na melhora do sistema digestivo e, assim, previne vômitos e desconfortos no intestino.

4- Suco de frutas

paola-brescianini-suco

Lembre-se: a frutose encontrada nos sucos de frutas fornece energia instantânea ao corpo, o que pode ajudar a aumentar o metabolismo e, assim, eliminar mais rapidamente as toxinas do álcool. Além do mais, os sucos são ricos em vitaminas e água para uma boa hidratação.

Opte pelos sucos com alto teor em vitamina C, como mamão, limão e laranja, pois auxiliará o fígado no metabolismo do álcool.

5- Aveia

paola-brescianini-aveia

A aveia é rica em excelentes nutrientes, como vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e cálcio. Ela neutraliza os ácidos no organismo e controla os níveis de açúcar no sangue, ou seja, perfeito para esse momento de ressaca. Que tal um mingau de aveia pela manhã?

6- Água

paola-brescianini-agua

A água é ESSENCIAL nessa hora e, claro, deve ser ingerida todos os dias (cerca de 2 litros). Devemos bebê-la logo ao acordar, já que o álcool desidrata o organismo, portanto, é preciso repor logo os níveis de líquido no corpo.

Antes de dormir, tente beber um copo de água também, pois te ajudará a evitar as fortes dores de cabeça no dia seguinte. Ah, e claro, beba bastante ao longo do dia!

7- Água de coco

 paola-brescianini-agua-de-coco

A poderosa água de coco repõe os líquidos, sais minerais e os nutrientes perdidos com o excesso de álcool, dessa forma, ajuda no bom funcionamento do organismo. Além disso, ela é excelente para hidratar o corpo!

8- Tomate

paola-brescianini-tomate

Os tomates possuem um excelente antioxidante que reduz a inflamação no organismo. Além disso, eles contêm vitamina C e frutose, que auxiliam o fígado a digerir o álcool. Sugiro um suco de tomate pela manhã, com certeza te ajudará nessa missão!

9- Mel

paola-brescianini-mel

O mel é uma excelente opção nessa hora, justamente porque ele contém glicose, frutose e potássio: nutrientes que ajudam a controlar o bom funcionamento do organismo após ingerir álcool. 

Dica: faça uma vitamina com banana, aveia e mel! Esses são os três alimentos aliados do organismo quando o assunto é ressaca! Além, claro, de serem saborosos.

10- Chá verde

paola-brescianini-cha-verde

O chá verde é famoso por acelerar o metabolismo e, por isso, ajuda a emagrecer. Contudo, ele também é rico em outras propriedades. Você sabia que ele é diurético? Por isso, aumenta a eliminação de urina, ou seja, perfeito para auxiliar os rins a retirar todo o álcool do corpo. 

Ah, ele também combate o cansaço! Ideal para voltarmos a rotina, não é mesmo?

QUAIS ALIMENTOS EVITAR NA RESSACA?

Antes de mais nada, evite alimentos com carboidratos refinados, como farinha branca, açúcar, glúten e corantes, pois eles favorecem a intoxicação do organismo e, ainda, podem piorar os sintomas da ressaca. Com certeza são grandes vilões da saúde! 

Anotou as dicas? Conhece mais algum alimento que ajuda nesse momento? Me conta nos comentários!

Agora você já sabe o que fazer quando estiver de ressaca! <3 

 

 

Paola Brescianini

Sou formada em Mídias Sociais Digitais, atualmente faço Pós Graduação em Marketing Digital na cidade do Porto, Portugal. Sou apaixonada por esse universo online e atualmente me considero uma nômade digital, pois trabalho de qualquer lugar do mundo. Criei este espaço para compartilhar com você tudo que tenho aprendido nessa minha jornada! Vamos lá? ❤

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *