paola-brescianini-festajunina

8 alimentos saudáveis de festas juninas (para não jacar)

Chegou o mês de junho e, junto, vem as típicas festas juninas. Logo pensamos naqueles pratos calóricos, cheios de gordura e açúcar, não é? Além, claro, das bebidas alcoólicas. No entanto, é possível alimentar-se bem nessa época e usufruir de opções deliciosas. Confira!

Pinhão

Essa semente é uma fonte rica de proteínas, fibras, carboidratos do bem, minerais e vitaminas, como A, B e C! Além do ferro, zinco e fósforo. Perfeito para a sua saúde!

Milho verde

O famoso milho verde é uma excelente fonte de carboidrato do bem e possui uma boa quantidade de vitamina B1, vitamina E, vitamina A e C, ferro, potássio e fibras. Haja benefícios, hein?

Tapioca                                   

A tapioca é feita apenas de mandioca, por isso, contém baixo teor de sódio, não tem gordura, é rica em carboidratos e não possui glúten. Entretanto, é preciso controlar a quantidade e tomar cuidado com os recheios. O ideal é recheá-la com ingredientes mais leves, como queijo branco, tomate, ovos mexidos, etc.

Batata doce

A batata doce é um carboidrato do bem, pois possui baixo índice glicêmico, portanto, ela digere lentamente no organismo e, assim, aumenta a sensação de saciedade. Além disso, a batata doce é uma ótima fonte de beta caroteno, vitamina A, C, E e vitaminas do complexo B – ótimas para a pele.

Vinho quente

O vinho quente é rico em substâncias antioxidantes que são excelentes para a saúde e, ainda mais, ao coração. Contudo, tenha cuidado e beba com moderação, afinal, o vinho é alcoólico. Uma taça é ideal! Ah, e se tiver açúcar, é melhor evitar.

Oleaginosas

As nozes, castanha do pará, castanha de caju, amêndoas e amendoim oferecem diversos benefícios à saúde, pois são fontes de gorduras boas. Contudo, é preciso de controle, já que são calóricas. Uma pequena porção por dia já é o suficiente para usufruir dos nutrientes!

Pipoca

A pipoca é riquíssima em fibras (ajuda no bom funcionamento do organismo), além de ser um carboidrato do bem, pois não eleva os picos de glicose no sangue e também é muito baixa em gorduras saturadas. Ah, para ter um bom efeito digestivo é importante beber muita água junto!

O que a torna maléfica é o óleo usado na preparação (pode ser substituído por óleo de coco ou azeite ou manteiga ghee). Além disso, é preciso ter moderação com o sal! Lembre-se: muito sódio prejudica o organismo!

Quais doces juninos evitar e qual optar?

O ideal é evitar o pé de moleque, doce de abóbora, maçã do amor e paçoca, afinal, eles contêm grande quantidade de açúcar, o que é prejudicial à saúde. Vale ressaltar que é possível preparar todas essas receitas de maneira saudável. No entanto, nas típicas festas juninas, geralmente, elas estão na versão mais calórica.

Que tal optar pela pamonha que é rica em fibras? Dessa maneira, auxilia no desempenho do seu intestino! Além disso, ela não contém açúcar (o grande vilão da saúde).

Atenção:

A maioria desses alimentos são fontes de carboidrato, por isso, tenha cuidado com a quantidade! Afinal, eles são extremamente saudáveis e benéficos, porém, podem engordar se exagerar!

Agora você já pode curtir a festa junina sem jacar. Aproveite! <3

giphy (1)

Paola Brescianini

Sou formada em Mídias Sociais Digitais e apaixonada por descobrir coisas novas. Há alguns anos, me tornei adepta à vida saudável, e aprendi incríveis informações sobre esse universo. Criei este espaço para compartilhar com você todo o meu conhecimento! ❤

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *