paola-brescianini-tapioca-pãointegral

Tapioca X Pão integral – Qual é melhor? #NutriResponde

Até hoje, vejo muitas pessoas se acabando na tapioca com o intuito de emagrecer. Essas mesmas pessoas demonizam o coitado do pão e a farinha refinada, mas se esquecem de que o polvilho é tão refinado quanto.

Com a moda das dietas gluten-free nos últimos anos (indicadas para celíacos), a tapioca ficou famosa pelo fato de não conter glúten. Porém, nós já sabemos que excluir o glúten da dieta, não é uma medida eficaz para o emagrecimento. 
A tapioca é puro carboidrato refinado de alto índice glicêmico (IG) e carga glicêmica (CG), ou seja, péssima ideia para quem quer emagrecer.  Para vocês terem uma noção, a tapioca possui índice glicêmico por volta de 115 e o pão integral por volta de 70.

Trocar o pão branco pela tapioca é trocar o seis pelo meia dúzia. Já o pão integral, desde que seja um BOM pão e integral de verdade (leia sempre o rótulo), é muito superior, nutricionalmente falando!

Nossa querida tapioca é pobríssima em fibras e nutrientes, o que justifica seu alto IG. Já o pão, em específico o integral, contém fibras, nutrientes, proteínas e uma menor quantidade de carboidratos por porção.

“Ahhh então não posso mais comer tapioca?”

giphy-5

Calma! Tudo dependerá do seu objetivo e da estratégia para que ele seja atingido. É possível comer tapioca e emagrecer, depende do contexto e da alimentação como um todo! O que não pode é comer tapioca em todas as refeições, todos os dias, achando que é “fit”, como vejo muita gente fazendo por aí.

O ideal é consumir a tapioca SEMPRE com uma fonte de proteínas. Ex: frango desfiado, ovos, queijos, carne moída. Isso ajuda a retardar a digestão e absorção do carboidrato e contribui para a diminuição da carga glicêmica da refeição.

Raquel Awade
Raquel Awade

Nutricionista. CRN3 – 21348. E-mail para contato: nutri.raquelawade@hotmail.com Local de atendimento: Moema – São Paulo - SP

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *